Perda de receita, baixa competitividade, insatisfação, dificuldade para atrair novos clientes e consumidores… estes são apenas alguns sintomas que indicam a debilidade comercial de um negócio. Portanto, se a sua empresa apresenta esses sinais, é hora de cortar o mal pela raiz. E o melhor remédio para recuperar a saúde do seu negócio é uma boa reestruturação comercial. Mas, afinal de contas, o que é a reestruturação comercial e quando ela deve ser aplicada? É o que nós vamos te explicar a seguir!
À procura do problema
Quando uma empresa manifesta os sintomas apontados no início deste post, já podemos prever quais são as causas da patologia. E dizemos “causas” no plural pois, geralmente, é uma combinação de fatores que leva um negócio a esse estado. Um exemplo deles é a baixa performance do time de vendas, que pode ser gerada pela falta de um programa de treinamento e capacitação da equipe comercial.
A ausência de padronização na venda e no atendimento ao cliente também afeta a atuação dos vendedores. Por isso, é necessário ter um guia ou um manual que padronize esse atendimento e ajude na integração e no onboarding de colaboradores da equipe comercial. Afinal de contas, não podemos nos esquecer de que o processo de venda de um produto ou serviço envolve pessoas de ambos os lados, o que requer bastante atenção.
Sendo assim, a negligência com os clientes também acarreta sérios problemas. Em outras palavras, não saber trabalhar com os consumidores já existentes pode afastá-los e levá-los até a concorrência. Não ter uma Equipe de Vendas Ativas para a prospecção de novos clientes é outro fator de risco para o futuro do seu negócio.
O caminho para a solução
Mas, calma, pois nem tudo está perdido! Esses são apenas alguns dos gargalos que a reestruturação comercial irá eliminar. Através de um diagnóstico 360°, é desenhado um Plano Comercial para o seu negócio, para que sejam executadas as melhorias identificadas.
“Com a reestruturação, ajudamos a redesenhar seu processos comerciais, construímos seu funil de vendas, colocamos inteligência comercial para criação de uma máquina de vendas ativa, implementamos e configuramos seu CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente); além do treinamento e acompanhamento do seu time para que internalize os novos conceitos e as ferramentas da venda como uma ciência (Gestão da Mudança).”
Paralelamente à preparação da equipe, a reestruturação comercial irá estabelecer estratégias eficazes e encontrar as ferramentas mais adequadas para potencializar o trabalho. Um exemplo é a revisão dos atuais canais de vendas da empresa e implementação de novos. Contudo, para isso também é necessário saber como gerir as performances desses canais, a fim de maximizar os resultados.
Outro ponto da (re)estruturação é desenhar o Go to Market (GTM), ou seja, um conjunto de estratégias que determina como o produto ou serviço da sua empresa será apresentado ao mercado. Ele detalha as etapas de promoção do produto, indicando como deve ser feito, em quais canais e para qual público.
Diante de tudo o que foi explicado até aqui, ficou claro que há uma luz no fim do túnel por meio da reestruturação comercial… Mas ela precisa ser bem feita!
Para melhores resultados, conte com os melhores profissionais
Quando você tem um problema de saúde, você procura um profissional preparado, não é verdade?! O mesmo deve acontecer com a sua empresa. Porém, ao invés de buscar um médico, você deve contar com o apoio e conhecimento de especialistas no ramo de gestão empresarial. Na AGV, nós oferecemos profissionais qualificados para te auxiliar no processo de (re)estruturação do seu negócio.
Desenvolvemos um diagnóstico detalhado da situação do seu negócio, desenhando um plano de retomada e atuando de forma coordenada e alinhada com a estratégia definida. Isso em todas as suas etapas, desde as financeiras, passando pelas comerciais e também pelas operacionais. Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e transforme a sua empresa!