Após anos de dificuldades financeiras, AGV Gestão fez empresa voltar aos trilhos em apenas 12 meses de consultoria
Em 4 anos de queda no faturamento, uma empresa de locação de equipamentos vivia uma crise financeira. Por isso, ela buscou a expertise da AGV Gestão para ajudá-la nessa situação. O cenário encontrado era de baixo relacionamento com os clientes e a inexistência de uma política comercial e de remuneração. Além disso, o empreendimento tinha um histórico de falta de venda ativas, apenas reativa. Ou seja, era necessário transformar a gestão comercial desse negócio.
Desafio
Diante dessa realidade, o desafio foi reestruturar a Gestão Comercial da empresa, a fim de solucionar os problemas atuais e estabelecer uma base sólida de gerenciamento para o futuro. Esse processo incluiu uma nova abordagem do negócio em relação aos seus atuais e futuros clientes.
Solução
Um dos primeiros passos foi a remodelagem da Gestão Comercial, visando aumentar as vendas e maximizar o lucro. Também foram implementadas na empresa reuniões periódicas e definição de processos comerciais, além de uma Política Comercial. Outro ponto crucial foi a estruturação da venda ativa, focado na prospecção e no relacionamento com os clientes. No que diz respeito diretamente aos colaboradores, foi instaurada a remuneração variável, que ajuda na retenção de talentos, na melhora do desempenho e na motivação dos funcionários.
Resultados
Em um prazo de 12 meses de implementação e execução, os resultados foram muito positivos, pois geraram ganhos financeiros para a empresa. Neste um ano houve:
- Melhora na rentabilidade;
- Operação comercial controlada e integrada aos demais departamentos;
- Aumento na fidelização das grandes contas.